quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RESENHA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS

ALCIONE GERBER


RESENHA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO:
AS MUITAS FACETAS


SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, no. 25  - JAN a ABR 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf.


            Magda Soares é livre-docente em educação, professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita dessa Faculdade. Autora de vários artigos, capítulos de livros e livros sobre ensino da língua escrita, é também autora de coleções didáticas para o ensino de português. Organizou o dossiê sobre letramento, publicado no periódico Educação e Sociedade, no. 81 de dezembro de 2002.
            Conforme o próprio título do artigo, a autora pretende traçar uma comparação entre os conceitos de letramento e alfabetização. Seu objetivo é defender a especificidade e a indissociabilidade desses dois processos, tanto na perspectiva teórica quanto da prática pedagógica.
            Numa perspectiva histórica, fala sobre a invenção do termo letramento no nível de mundo e de Brasil, para distinguir os denominados fenômenos da alfabetização.
            Com a utilização do neologismo “desinvenção”, ela nomeia a progressiva perda de especificidade do processo de alfabetização que parecia vir ocorrendo na escola brasileira ao longo das duas últimas décadas anteriores à data desta publicação.
            Em outro subtópico, denominado “a reinvenção da alfabetização”, faz-se a comparação do que se constituem esses termos nos contextos frances e norte-americano.
            A característica principal do texto é a apresentação de resultados e comparações, utilizando-se de fatores históricos e estatísticos.
            Embora de um rigor técnico, o texto é de fácil compreensão, até mesmo por estudantes, não sendo necessários conhecimentos prévios para compreendê-lo.
            Em todos os subtópicos abordados a autora apresenta suas conclusões.
            Quanto ao mérito da obra, ela trás uma grande contribuição, quer seja para estudantes como para alfabetizadores experientes, pela riqueza de informações e dados apresentados.
            As idéias, embora não sejam originais, são criativas e envolventes, levando o leitor a uma atitude reflexiva positiva acerca do assunto abordado.
            O artigo utiliza-se de uma linguagem clara e concisa, porém não faz uso de recursos explicativos, como, por exemplo, ilustrações e/ou gráficos, o que poderia enriquecer ainda mais o texto.
            Concluindo, este artigo pode muito bem ser recomendado tanto a teóricos bem como a práticos da educação, sendo de grande utilidade como atividade para acadêmicos ou como referencial para pesquisas e apresentações a respeito dos temas expostos.

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